sábado, 21 de novembro de 2009

Versão brasileira herbert richards


Nos deixou no último dia 20, aos 86 anos, o criador de um dos mais famosos estúdios de dublagem do país: Herbert Richers. Nascido a 11 de março de 1923, na cidade de Araraquara, São Paulo, mudou- se para o Rio de Janeiro aos 19 anos, onde fundou a empresa de produção e distribuição de filmes que levaria seu nome e o tornaria famoso. A empresa foi umas das pioneiras nas dublagens no Brasil. E hoje é dona dos maiores estúdios de dublagem da América latina, responsável por 70 por cento dos filmes exibidos nas salas de cinema do pais. É considerado hoje, por especialistas, o segundo melhor estúdio de dublagens do mundo.
Os estúdios Herbert Richers também lançaram nomes famosos, como Grande Otelo, Costinha, Ronald Golias, Lima Duarte e muitos outros. Dos estúdios saíram filmes, desenhos e séries que marcaram época, tais como O Poderoso Chefão, Assalto ao Trem Pagador, Caverna do Dragão, Scooby-Doo, ALF ETeimoso, Agente 86 e muito outros.
Herbert foi amigo de Walt Disney que lhe apresentou o seu sistema de dublagem, que ele trouxe para o Brasil. O que foi de fundamental para a melhoria da qualidade de exibição dos filmes em território brasileiro. Consagrando a frase “versão brasileira Herbert Richers” falada no inicio dos filmes que ser tornou um selo de qualidade de uma dublagem de primeiro mundo.

Um comentário:

  1. Poxa... É, "versão brasileira Hebert Richers" marcou as tardes de minha infância na frente da TV, após o almoço. Mas, como todo ícone, sobreviverá por tudo aquilo que realizou. bjs!!!!

    ResponderExcluir