quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

LULA EM CUBA VIVA E DEIXEI MORRER


Em sua quarta e talvez última viagem para a ilha de El ditador como presidente da republica e para o aza de nosso presidente, conscidir com a morte do prisioneiro político Orlando Zapata Tamayo após 85 dias de greve de fome. Zapata, 42 anos, um pedreiro de profissão, foi preso em 2003 e condenado a três anos de prisão por desacato. Na prisão, por seu comportamento desafiado e confronto com as autoridades, foi submetido a outros julgamentos e acabou acumulando mais de 30 anos de prisão. A greve de fome começou no início de dezembro para protestar contra espancamentos sofridos na prisão de Holguín e para exigir um tratamento justo e ser reconhecido como um prisioneiro político.


E com a morte de Zapata o governo de cuba responsabilizou os EUA pela morte esse mesmo governo que reprimiu a tapas manifestações a favor de Zapata. E Lula disse lamentar “que uma pessoa se deixe morrer por uma greve de fome”.


comentário de Arnaldo Jabor para o Jornal da Globo de quarta

Os fatos agora podem ser manejados, tirados da cartola, jogados no lixo. As palavras hoje servem para soterrar os sentidos.


Raul Castro , o velho fascista cubano, disse que a culpa pela morte do Sapateiro Zapata é dos Estados Unidos. É, o prisioneiro morreu por culpa dos americanos e não pela repressão cubana que logo impediu na base da porrada protestos contra sua morte.]


Ai, Lula, que é especialista em transformar palavras em fatos e ocultar fatos com palavras, emendou de bate-pronto: “as pessoas precisam parar de fazerem cartas e depois dizerem que mandaram. Se tivessem pedido para mim para conversar, eu teria conversado”.


Em seguida, ele “reclama” do morto, dizendo que ele devia ter protocolado a carta. Imaginem o cara morrendo e protocolando a carta. Depois falou: “eu lamento que uma pessoa se deixe morrer por uma greve de fome”.


Ai, fica difícil. Quer dizer que o morto de fome, além de ser assassinado pelos Estados Unidos, mentiu para o Lula que tinha mandado carta sem protocolo e também o sujeito relaxado esse Sapateiro se “deixou” morrer.


Que comentário pode ser feito sobre isso? Que a realidade é falsa. Só as versões mentirosas ou demagógicas são verdadeiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário